Investimentos 4: Ações, o mito

O mitificado mercado de ações é alvo sempre do mesmo tipo de comentário: "arriscado", "loteria", "loucura". Independente dos comentários, o consenso entre os que não conhecem este mercado é que é algo muito arriscado. Ora, arriscado é, porém o conceito de "risco" é algo interessante... pessoalmente, acho muito mais arriscado viver só com um pequeno salário, família, filhos e tal, sempre pagando juros ao banco. Isso pra mim é risco!

Enfim, aprender a lidar com ações não é tão simples, mas não é nenhum feito extraordinário. Pra investir em ações existem vários perfis, tanto de prazos (longo prazo, médio prazo, curto, curtíssimo) quanto de carteiras (vou detalhá-los em outra oportunidade). Quando se compra uma ação se compra parte de uma empresa, se entra com sociedade. O investidor é um sócio, geralmente ultra-minoritário, mas que poderá receber participação nos lucros da empresa (dividendos) e ganhar com a valorização do preço das ações dessa empresa.

Investimento em ações é algo na medida pra quem quer mais do que poupança e renda fixa em geral, tem bons conhecimentos gerais (cenário político-econômico-social) e gosta de aprender coisas novas e pesquisar informações. Hoje tudo é muito mais fácil nesse sentido pois as consultas de cotações, ordens de compra e venda, pesquisas de informações, tudo é feito via internet.

Em breve, trarei aos que acompanham este blog um tutorial sobre investimentos em ações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante seu blog cara, continue atualizando ele sempre!