Ações 5: Introdução às Análises

Existem basicamente dois tipos de análises de ações (e índices): a técnica e a fundamentalista. A análise técnica é feita em cima de gráficos, do que eles apontam pro futuro (é também chamada de grafista). A análise fundamentalista leva em conta os fundamentos da empresa (lucros, estrutura, concorrência, como anda o ramo, etc.).
Muita gente investe com base só em uma das duas, mas o ideal é mesmo casar as duas. A análise gráfica serve mais pra prazos curtos e épocas estáveis, de maior previsibilidade. A análise fundamentalista serve para o longo prazo sempre, mas no curto prazo quem influencia mesmo é o movimento do mercado devido a fatores externos e na maioria imprevisíveis, como a recente crise dos "subprimes" americanos.

Análise Técnica (Grafista)

Basicamente, é pegar um gráfico de uma ação e tentar adivinhar, segundo o movimento passado, o próximo movimento. Existem vários apoios a quem quer fazer isso, como apostilas, livros, cursos, etc. O importante é sempre não se deixar levar pelos (poucos) grafistas que dizem ser este um método infalível ou mesmo o melhor indício do movimento futuro da bolsa.
Bem, para a maioria das situações os gráficos podem indicar um caminho que a ação vai seguir, mas é sempre importante notar que o ritmo das ações seguem o ritmo da bolsa, isto é, se a bolsa cai a ação tende a cair e vice-versa. Assim, também uma empresa que está com ações em alta pode não cair ou cair menos do que os índices da bolsa, dependendo da força de sua alta. O contrário vale: essa mesma empresa, em alta, pode subir bem acima dos índices
na alta destes. No dia 22/08, por exemplo, a bolsa teve uma alta expressiva e, de todas as centenas de ações, só umas poucas caíram, e bem pouco. Em compensação, três grandes empresas chegaram ter suas ações subindo mais de 10%!

Os gráficos de "candles" são a forma mais comum de gráfico desse tipo, e a que mais revela. Os candles (velinhas) são úteis pois podem revelar o caminho de determinadas ações nos dias seguintes.


Veja este gráfico de cima. Os candles nele representam um dia inteiro. As linhas dos candles são os preços a que chegaram esta ação, as formas cheias são a diferença entre a abertura e o fechamento (no caso de o candle ser um dia inteiro) ou entre o começo e o fim do período do candle. Os candles brancos são altas e os pretos são quedas. Por exemplo:

No caso, as ações começaram o dia em 53 reais, chegaram ao mínimo de 52,10 e ao máximo de 55,20, e terminaram em 55. Candles com o "bojo" mais para cima (como um martelo em pé - exemplo 1) indicam uma provável alta no período seguinte. Um candle em formato de martelo perfeito (sem linha em cima do "bojo" - exemplo 2) é uma forte indicação de alta, a mais forte possível. O contrário é válido: candles com "bojo" pra baixo (ex. 3) apontam possível queda.

Tudo é possibilidade, esteja avisado disso. Análise gráfica é assim: pode chover, mas pode fazer sol. Se chover, pode chover muito. Se fizer sol, pode rachar côcos. O mais útil da análise gráfica é quando há um candle de martelo ou tendências de alta ou de baixa (quando a linha do gráfico, a despeito de oscilações, caminha num rumo constante para cima ou para baixo). São úteis também os pontos de suporte e resistência, claramente índices psicológicos que influenciam as negociações de ações. Suporte é um ponto baixo onde, se o preço da ação romper esse ponto, vai descer a ladeira. Resistência é o contrário, um ponto alto, se rompido indica que vai às alturas. Os suportes e resistências do gráfico de exemplo (primeira figura) estão em laranja e verde, respectivamente.

Há diversos cálculos e curvas matemáticas que o pessoal gosta (Tri-line, bandas de Bollinger, Fibonacci, etc), que podem ter sua utilidade, mas cuidado ao confiar demais nessas técnicas: notícias externas e fundamentos sempre estão em primeiro lugar quando se está falando de uma empresa com ações na bolsa.

Análise de Fundamentos

Fundamentos só podem ser "mastigados" em massa (muitos ao mesmo tempo) por gente realmente especializada, com imensa disponibilidade de tempo, mas analisá-los é o caminho mais seguro pra se investir. Sorte nossa que existem sites que disponibilizam fundamentos "mastigados" pra gente, como o site InfoMoney. Lá podemos consultar análises fundamentalistas de empresas e os balanços destas.

De tempos em tempos, corretoras lançam publicamente listas de ações recomendadas. Algumas dessas listas têm o chamado "preço justo", que é quanto os analistas acham que a ação vai valorizar em alguns meses. Algumas têm até uma justificativa dos motivos pelos quais recomendam algumas ações. Um conselho: é bom não acreditar na empolgação desses analistas em recomendar compras e traçar preços justos lá em cima. Leve em maior consideração aquelas ações que todos estão falando bem ou então recomendações muito fortes.

Recomendo, pra ver essas listas e análises fundamentalistas em geral, cadastrar-se na newsletter do site InfoMoney. Não se esqueça que esses sites de informação gratuita têm um pequeno delay (atraso) das informações, geralmente 15 minutos.

Nenhum comentário: