Perfil de investimento em ações 3: Especulador

Hoje vamos falar sobre o perfil mais agressivo da bolsa. Não usarei a palavra "arrojado" pois esta palavra carrega algo de eufemismo, uma suavização desnecessária ao entendimento deste perfil.

Especulação: agressividade na bolsa

O Especulador estudou muito sobre ações e começou como Trader (segundo a definição do post anterior) mas, com o tempo, vislumbrou oportunidades no risco dentro da bolsa e estudou mais, para se tornar um especulador.

Quando ouvimos esta palavra, muitos de nós pensam em algo ruim, algo como escroques e golpistas do sistema econômico, outros pensam em algo muito grandioso, como grandes especuladores internacionais, mas na verdade o especulador é simplesmente um jogador da bolsa, que aposta em altas ou baixas da bolsa ou papéis específicos, independente de seu tamanho. Ele sai do conceito de "investimento" e entra no de "aposta", embora, ao contrário da maioria dos jogos, na bolsa ele tenha sempre como ter informações para minimizar o risco das operações.

O livro "Axiomas de Zurique" trata desse perfil, falaremos sobre este livro mais adiante. Para ser um especulador, é necessário um conhecimento amplo e experiência na bolsa e nas operações, uma corretora que opere rapidamente e com operações de especulação (opções, opções a descoberto, compra de ações de baixa liquidez, etc.), além de muito sangue frio.

É bom dizer que mesmo os especuladores mais "malucos" em geral têm sua parcela de dinheiro em investimentos menos arriscados e mesmo eles têm seus próprios métodos de controle de risco. Alguns operam opções "a seco" com valores baixos, outros realizam travas de ganho, outros operam ações de baixo valor... enfim, as possibilidades são muitas, mas o que ninguém quer é perder o dinheiro. O especulador está sempre com um "stop" afiado e conferindo os índices das bolsas internacionais e índices futuros, que muitas vezes antecipam o que virá nos próximos minutos ou de um dia para o outro. Também, geralmente conhece a fundo análise técnica (gráfica).

Fica o aviso para quem se interessou por este perfil: muito conhecimento é necessário. Nunca se aventure em nenhuma especulação como opções, por exemplo, sem saber profundamente o que são. Da mesma forma, mesmo um especulador (bem-sucedido) evita conselhos dados em fóruns de Internet por "qualquer-um" sobre aões desconhecidas que vão "bombar!!!", pois tem seu conhecimento e sua própria opinião. O conselho do "sangue-frio" talvez seja o mais significativo nessa hora: se você fica preocupado com sobes e desces da bolsa, não entre nessa, não compensa para você.

Nenhum comentário: