Ações 6: Informações e outros

Outras formas de investimento em ações

Fundos de ações
Investir em fundos de ações é comprar uma cota de um fundo de determinado perfil e deixar que o gestor do fundo, geralmente que é também um banco ou corretora, faça todas as operações de compra e venda de ações nesse fundo segundo uma carteira pré-definida.

Como ponto favorável pode-se citar que para investir num fundo desses não é necessário entendimento do mercado. Verdade, mas quanto mais se entende do mercado mais tem-se a chance de escolher um fundo melhor (veja mais adiante sobre os fundos de bancos grandes). Além disso, conhecer o mercado permite ao investidor investir diretamente em ações, o que sempre é potencialmente mais vantajoso.

Pode-se argumentar que no banco eles são mais especializados, têm melhores informações, mas eles são bastante engessados porque têm que lidar com carteiras fixas e não têm liberdade total para sair dela. Além disso, há uma taxa sobre toda receita do fundo, a taxa de administração (que pode chegar a extorsivos 4% do total do fundo) e, como se não bastasse, os fundos investem (principalmente em bancos grandes) parte das cotas em renda fixa, o que limita os ganhos. Há ainda a incidência de imposto de renda sobre os rendimentos na retirada (em ações, não se paga IR operando até R$20.000 no mês). Última dica: o resgate de um fundo geralmente é feito quatro dias após o pedido, portanto se houver uma queda nesse meio-tempo, o investidor fica sem opção a não ser assimilar o prejuízo.

Ainda assim, fundos podem ser uma boa opção para quem tem menos recursos e paciência. Cuidado, no entanto, com fundos de bancos grandes: alguns desses bancos usam os cotistas de seu fundo pra ganhar dinheiro... compram um lote gigantesco de uma ação (com o dinheiro do fundo) a um preço relativamente alto e o vendem a um preço relativamente baixo, numa venda pré-casada com a compra por parte do próprio banco (desta vez com o dinheiro do banco). Ou seja: usam o dinheiro dos cotistas para manobras, a fim de ganhar pequenas fortunas em minutos, já que estas ações compradas pelo banco a um preço relativamente baixo serão vendidas a um preço "na média" no momento certo, gerando o lucro.

Para evitar o descrito acima, não é preciso abandonar a idéia de fundos de ações, na verdade a proteção contra isso é simples: invista em fundos que cobram taxa de performance. Muito frequentemente os grandes bancos propagandeiam seus fundos dizendo que não há taxa de performance, por isso o fundo é bom. Meu raciocínio é o contrário: não há taxa de performace, portanto não há grande comprometimento com a mesma, até porque isenções dessa taxa estão geralmente acompanhadas de uma taxa de administração muito alta. Bons fundos, lembre-se, têm taxa de performance e uma taxa de administração baixa.

Lembre-se que o fundo é uma carteira de ações como qualquer outra, então, pra quem quer, é desejável entrar no investimento numa época de baixa, ou pelo menos numa época que não estejamos numa alta muito forte.

Opções
As ações como descrevi nesse tópico são o Mercado à Vista de ações, existe também o mercado à prazo. No entanto, não vou me estender muito sobre ele, pois opções são algo bem mais complicado de entender e lidar, pela habilidade necessária e risco envolvido. Basicamente, nesse mercado você lança uma opção de compra ou venda para daqui a um mês ou vários meses a um preço fixado agora, e quando chegar essa data tem que praticar esse preço na compra ou venda. Nesse interim, você pode vender essa opção mais ou menos como venderia uma ação, ou então fazer combinações de opções (travas) para limitar o risco ou potencializar ganhos. Ao contrário das ações (à vista), você tem um risco considerável de perder tudo e mais um pouco do que investiu (no caso das vendas de opções), portanto vale o conselho: fique craque nas ações à vista primeiro, daí comece a estudar as opções.

Sites

Toda empresa com ações na bolsa tem, em seu site, uma parte de "relações com o investidor", com informações ou contatos para esclarecimentos. Se quiser investir em uma empresa menos conhecida e quiser mais informações sobre ela não hesite visitar o site ou contactar os responsáveis, eles te atenderão muito bem, até porque é do interesse da empresa também. O site da Bovespa (www.bovespa.com.br) tem as informações sobre os números (arrecadação e afins) de todas as empresas listadas na Bolsa. Há sites que têm essas informações mais mastigadas:

www.infomoney.com.br
www.oinvestidor.com.br
br.advfn.com

Nenhum comentário: