Vamos falar sobre a prática do investimento de ações e começaremos com os perfis de investimento em ações, aqui analisados mais a fundo. Algumas coisas daqui já foram faladas neste blog, outras não.
Investir em ações por si só pode não ser tão arriscado ou tão complexo e pode inclusive não ser tão rentável, tudo depende do perfil do investidor. Falaremos de três perfis emblemáticos que servem como delineamento para os muitos perfis (infinitos) que podem se formar pela junção de características de cada um.
O perfil longo prazo, o mais conservador da bolsa
A pessoa desse caso sempre investiu em renda fixa, ainda investe um tanto de seu patrimônio mas quer mais rentabilidade, mesmo tendo certo receio de investir em ações ("arriscado", é o que mais se ouve por aí) e/ou não tendo tempo para ver cotações, para acompanhar o sobe-desce das bolsas.
Esta pessoa tem o perfil de investidor de longo prazo. Este investidor é aquele que pratica o chamado "Buy and Hold" (comprar e segurar) que consiste em comprar ações de empresas grandes e bem conhecidas, com potencial de crescimento a longo prazo, e comprá-las para que, no prazo de anos, se valorizem. Esse investidor, se seguir as diretrizes aqui expostas, terá risco reduzido e lucrará com os dividendos pagos pelas companhias, além de estar juntando dinheiro em uma "poupança" que consiste em ações de grandes empresas.
Esse modo de investimento permite que se comprem sempre ações das empresas que se têm (poucas, geralmente), como uma forma de juntar dinheiro. É bom, mas não essencial (nesse caso) ter atenção ao preço de mercado no momento e à cotação das bolsas. Importante lembrar que investindo montantes de dinheiro relativamente pequenos para seu patrimônio não se pode esperar ganhar grandes somas com dividendos, que são pagamentos pequenos em relação ao valor das ações.
É bom dizer que o investidor desse perfil prefere, muitas vezes, a comodidade de um fundos de ações para investir. Bom lembrar que, fora os lados não tão bons dos fundos já mencionados neste blog, investir em fundos de ações que lidam prioritariamente com um papel só (Fundos da Vale, Petrobrás, etc.) é notadamente algo pior do que investir diretamente nestas ações.
Perfil de investimento em ações 1: Longo-prazo
por
Marcos Sandrini (M. Twilight)
-
quarta-feira, outubro 10, 2007
Categoria: ações, investimentos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário